Port@l Geografia :D

Novas novidades sobre o Portal da Geografia! Fica de olho! :)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Neoliberalismo-Processo de Privatização




Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.

No governo Collor, no início da década de 1990, os produtos importados passaram a invadir o mercado brasileiro, com a redução dos impostos de importação. A oferta de produtos cresceu e os preços de algumas mercadorias caíram ou se estabilizaram. Os efeitos iniciais destas medidas indicavam que o governo estava no caminho certo, ao debelar a inflação que havia atingido patamares elevados no final da década de 1980 e início da década de 1990, mas isso durou pouco tempo.

Ao mesmo tempo, o governo passou a incentivar os investimentos externos no Brasil mediante incentivos fiscais e privatização das empresas estatais. No entanto, estes investimentos chegaram um pouco mais tarde, dado o receio dos investidores frente à instabilidade econômica do país naquele momento.

O processo acelerado de abertura econômica, mais intenso no governo Fernando Henrique Cardoso, fez com que muitas empresas não conseguissem se adaptar às novas regras de mercado, levando-as à falência ou a vender seu patrimônio. Muitas multinacionais compraram essas empresas nacionais ou associaram-se a elas. Em apenas uma década as multinacionais mais que dobraram sua participação na economia brasileira.

O governo Lula não mudou a orientação da política econômica do governo que o antecedeu: deu seqüência a ela de maneira mais radical, incentivando os investimentos estrangeiros com a manutenção de juros elevados e dedicando boa parte da arrecadação para cumprir rigorosamente os compromissos de pagamento de juros da dívida externa.

Processo de Privatização

Privatização é o processo de transferência de empresas estatais para a rede privada, ou seja, empresas do estado vendidas para o capital privado.

A globalização propõe, para os países que interessam ingressar nesse processo, algumas exigências. No Brasil ocorreu a abertura de mercado para a entrada de mercadorias importadas e o fim do monopólio estatal (privatização). Desse modo, o país integrou ao processo de privatização, especialmente nos setores ligados à eletricidade, telecomunicação, mineração entre outros.

O processo de privatização possui duas vertentes, de um lado o fator negativo, que favorece a continuidade da dependência econômica e tecnológica dos países desenvolvidos; por outro lado, a partir da venda das estatais o poder público deixa de destinar recursos para investimentos e passa a contar com os tributos gerados pelas empresas, o que para o governo é viável.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom o post sobre as "Pérolas do Enem", nossa! que vergonha! Pior é que temos que concordar com a realidade de muitos jovens brasileiros que não querem saber mesmo dos estudos..mais se vc perguntar o que els gostam de fazer, eles vão falar: Assistir o Big Brother Brasil!!! é minha gente..é lamentável!!!!

Cris