Port@l Geografia :D

Novas novidades sobre o Portal da Geografia! Fica de olho! :)

quinta-feira, 4 de março de 2010

GUERRA FRIA


O que foi a Guerra Fria?

Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991).

Causas da Guerra Fria

A União Soviética disputava por áreas de influência, ou seja, a URSS querendo que mais países adotasse o socialismo e os EUA querendo fortalecer o capitalismo, com mais países sob sua influência. Além disso a corrida armamentista alimentou o estado de tensão, cada um dos dois lados a cada dia anunciando a fabricação de novas armas e mísseis. Eis aí os motivos.

Socialismo (URSS)refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica advogando a propriedade pública ou colectiva e administração dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades meios para todos os indivíduos com um método mais igualitário de. Compensação.O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos da industrialização e da sociedade sobre a propriedade privada. Karl Marx afirmava que o socialismo seria alcançado através da luta de classes e de uma revolução do proletariado, tornando-se a fase de transição do capitalismo para o comunismo.

Capitalismo (EUA)é um sistema econômico caracterizado pela propriedade privada dos meios de produção, e pela existência de mercados livres, de trabalho assalariado. Na historiografia ocidental, a ascensão do capitalismo é comumente associada ao fim do feudalismo, ocorrido na Europa no final da Idade Média. Outras condições comumente associadas ao capitalismo são: a presença de agentes que investem em troca de um lucro futuro; o respeito a leis e contratos; a existência de financiamento, moeda e juro; a ocupação de trabalhadores segundo um mercado de trabalho e; corrupção. As sociedades modernas possuem, em geral, economias mistas, adotando conceitos análogos aos capitalistas, com restrições impostas pelos EE.UU.

Conflitos que ocorreram na época da Guerra Fria

A Guerra da Coreia (1950-1953), a Guerra do Vietnã (1962-1975) e a Guerra do Afeganistão (1979-1989) são os conflitos mais famosos da Guerra Fria. Além da famosa tensão na Crise dos mísseis em Cuba (1962) e, também na América do Sul, a Guerra das Malvinas (1982). Entretanto, durante todo este período, a maior parte dos conflitos locais, guerras civis ou guerras inter-estatais foi intensificado pela polarização entre EUA e URSS.

Fim da URSS



Os problemas econômico e institucionais acumulados levaram às reformas de Gorbatchev, denominadas Perestroika e glasnost. No entanto, Gorbatchev perdeu o controle do processo desencadeado e a URSS deixou de existir, substituída pela CEI e por vários outros países. Seu desaparecimento levou ao fim dos governos socialistas no Leste Europeu e à reunificação das duas Alemanhas.

Fim da Guerra Fria

A Guerra Fria começou a esfriar durante a década de 1980. Em 1989, a queda do muro de Berlim foi o ato simbólico que decretou o encerramento de décadas de disputas econômicas, ideológicas e militares entre o bloco capitalista, comandado por Estados Unidos e o socialista, dirigido pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas USSS). Na sequência deste fato, ocorreu a reunificação da Alemanha Ocidental e Oriental.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom,esse conteudo sobre a guerra fria está otimo, bem legal esse teu site, como vc fez em?

Daniele Faria